Reading time: 2 minutes
Em grande parte dos artigos que publicamos aqui em nosso blog falamos da importância de manter as integridades dos volumes armazenados nos implementos para o transporte de cargas, sendo essa uma das grandes preocupações daqueles que contratam esse tipo de serviço.
Além da manutenção constante dos componentes mecânicos e do baú de caminhão, alguns detalhes na fabricação dos implementos podem fazer toda a diferença, como no caso do teto arqueado no furgão de caminhão.
Vantagens do teto arqueado no baú de caminhão
Os veículos que cortam as rodovias e estradas do país estão sujeitos as intempéries e ação dos elementos da natureza, sendo que um dos grandes inimigos das cargas transportadas é a umidade, que a depender do material pode causar rápida deterioração ou mesmo vir a se estragar completamente.
Além da importância de se atentar constantemente ao estado de conservação do implemento e de realizar a manutenção da vedação de maneira correta evitando gambiarras que só agravam o problema, o teto arqueado do furgão do caminhão pode ser de grande auxílio para evitar infiltrações e problemas relacionados.
Isso ocorre porque quando a água, seja em forma de chuva ou sereno, alcança o teto do baú reto, ela encontra maior dificuldade para escoar se mantendo em contato com superfície formando assim uma lamina represada.
Com o tempo esse acúmulo de água pode provocar infiltrações a até contribuir para que o teto do furgão de caminhão venha a ceder mais rapidamente, afetando assim a vida útil do mesmo e provocando trocas de implemento antes da hora.
Para ficar mais claro dos riscos, imagine uma lona esticada completamente reta, sem qualquer índice de inclinação e de repente chove torrencialmente. A água que cai na lona não terá para onde “fugir” e inevitavelmente formará bolsões que com o tempo podem vir a rasga-la. Guardada as devidas proporções e diferenças entre materiais, o processo é parecido.
Já quando da utilização de teto do baú no formato arqueado, pela inclinação presente no implemento a água não se acumula de maneira alguma, contribuindo assim para que seu implemente não sofra com as infiltrações e aumentando a vida útil do mesmo.
Manter a integridade dos volumes transportados é obrigação de todos aqueles que trabalham com transporte de cargas, sendo imprescindível se atentar a todos os detalhes que permitam que as viagens sejam realizadas de forma segura e eficiente.
Vale lembrar que atualmente os consumidores são cada vez mais exigentes e possuem amplo acesso a informação através da internet onde também podem divulgar suas impressões sobre os serviços prestados pelas empresas, de tal forma que a qualidade nunca foi tão fundamental para conquistar resultados de excelência.
Invista seu caminhão ou em sua frota, invista na qualidade de seu serviço.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – SOS Baú | www.sosbau.com.br