Reading time: 2 minutes
O cinto de segurança de três pontas é uma das maiores invenções relacionada à segurança de motoristas e passageiros.
Reduzindo os riscos de morte em acidentes, seu uso é obrigatório no Brasil há 20 anos e, mesmo assim, não são todos que o utilizam, principalmente os caminhoneiros.
Segundo dados da Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo, a Artesp, um a cada quatro motoristas de caminhão não utiliza cinto de segurança nas estradas.
O cinto de segurança salva vidas
A ausência de uso do equipamento de segurança é considerada infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH.
Porém, muito mais que evitar multas, o cinto de segurança protege as pessoas em caso de acidentes.
E isso depende de cada um. O motorista deve assumir sua responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro e se prevenir.
A manutenção preventiva do baú de caminhão e a segurança
Muitos motoristas de caminhão e passageiros não fazem uso do equipamento de segurança por acreditar na força do veículo.
Essa sensação de proteção que os caminhões oferecem, contudo, é falsa. Por ser grande e pesado, aumentam as gravidades de choques.
Há, ainda, que pensar na segurança do baú de caminhão em caso de acidente. Durante uma colisão, a carga exerce pressão no veículo.
Caso a estrutura não esteja em condições ideais, pode se romper. E, assim, a carga pode ser lançada com força para fora.
Para evitar essa situação, é importante realizar a manutenção preventiva do seu baú de caminhão periodicamente.
Dessa forma, você manterá seu equipamento preparado para qualquer imprevisto que ocorra em sua viagem.
A sua segurança no trânsito passa pelas suas atitudes.
Utilize os equipamentos de seguranças obrigatórios, mantenha sua boa conservação e se atente à manutenção preventiva de seus equipamentos.
Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade de nosso blog.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – SOS Baú | www.sosbau.com.br