Reading time: 2 minutes
Fazer a manutenção de baú do caminhão é muito importante para que assim possamos evitar alguns problemas e empecilhos no meio do caminho. Tão importante quando a manutenção do caminhão, são os cuidados com o baú do caminhão, responsável pelo acondicionamento da carga.
Por isso, não deixe de fazer a revisão completa do caminhão antes de sair de casa. Além disso, tome cuidados para que o cargueiro esteja bom para seguir viagem a qualquer momento.
5 coisas que o caminhoneiro deve saber antes de fazer a manutenção de baú do caminhão
1. A Manutenção
Antes de sair na estrada é necessário que o motorista verifique todos os itens do implemento. Faça a manutenção de baú e do caminhão todo! Por exemplo, os fixadores e os grampos, a borracha das portas, as faixas reflexivas, a vedação do teto, etc.
2. A Limpeza
O baú deve sempre ser mantido limpo. Por isso, é importante que você limpe o baú periodicamente, sempre respeitando o tipo de carga que você transporta.
Se você transporta materiais corrosivos, deve fazer uma limpeza com muito mais frequência, evitando assim que os resíduos desse material corrosivo acabem deteriorando o seu baú. Quanto a lavagem externa, pode ter certeza de que vai ajudar a identificar onde você encontra pontos de vazamento para dentro do baú, assim você evita a perda de cargas secas.
3. As Vedações
Procure não resolver os problemas da vedação do baú com lonas ou com fitas de manta asfáltica, paliativos temporários. Se identificar algum tipo de vazamento, procure uma empresa especializada para executar o reparo da maneira correta. Este pode ser feito com a troca da chapa do baú ou trocando-se a massa de vedação.
4. Como fazer a Prevenção
Com a caixa de ferramentas, cordas e cintas de amarração, e outros equipamentos do tipo “levanta fio”, você tem as ferramentas fundamentais para o estradeiro em caso de emergência. Fazer o planejamento do seu trajeto também é importante e não deve ser deixado de lado. Dessa forma, é possível evitar com que você passe por lugares com ruas estreitas ou que tenham a fiação baixa.
5. O Carregamento
Antes de sair e pegar a estrada, sempre faça a conferência da carga. Portanto, se a carga estiver bem presa e bem amarrada nas barras laterais não haverá nenhum problema. Além disso, evite prender a carga no ripamento interno do baú, que tem como função a proteção das chapas da caixa de carga e podem ser danificados com facilidade.
Postado por: Osmar Oliveira | www.sosbau.com.br