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O aumento da expectativa de vida, que resultou em uma maior longevidade da população, trouxe desafios aos governos do mundo todo.
Essa mudança na composição da sociedade e do perfil das terceira idade tornam antigas leis e políticas públicas obsoletas.
No Brasil, o Código Brasileiro de Trânsito exigia que motoristas acima de 65 anos renovassem os exames de aptidão física e mental a cada 3 anos.
Um novo projeto de lei em tramitação pelas comissões da câmara dos deputados pretender alterar essa realidade.
A renovação da CNH na terceira idade
Segundo o Projeto de Lei 8216/2017, a idade mínima para que a renovação da CNH passasse a ser de 3 em 3 anos passaria de 65 anos para 70.
Com o aumento da qualidade de vida e os avanços na área da saúde, tornou-se comum chegar à terceira idade com plenas capacidades.
E a tendência é aumentar ainda mais, forçando uma nova definição sobre o que é ser idoso.
O Projeto de Lei visa se adaptar a essa nova realidade, bem como evitar que um grande contingente de pessoas saudáveis enfrentem os custos e as burocracias da renovação da CNH a cada 3 anos.
Para os caminhoneiros, caso o projeto seja aprovado, é uma ótima notícia!
Vale lembrar que a categoria também vem envelhecendo, com uma idade média de 44,3 anos, segundo pesquisa da CNT.
Sendo assim, não raro encontramos no trecho aqueles que continuam na profissão mesmo tendo ultrapassado os 60 anos.
Com a medida, essa parcela dos caminhoneiros terá sua vida facilitada, com menos custos e preocupações.
Porém, caso o profissional comece a sentir que seu desempenho decaiu com o tempo ou sente maiores dificuldades, deve procurar ajuda especializada.
Afinal, mais do que uma mudança na lei da renovação da CNH na terceira idade, é preciso bom senso para não correr riscos.
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