Reading time: 1 minute
Em pesquisa realizada pelo Sest Senat, foi comprovado que uma direção econômica, ou seja, consciente, tem total eficiência na redução do gasto de diesel do caminhão. A forma usada para chegar a essa conclusão se deu quando a unidade do Sest Senat de São Vicente fez o acompanhamento de duas turmas em um curso de condução.
Foi identificado que há uma melhora significativa na performance dos caminhões conduzidos por alunos que já estavam no final do curso. A melhora constatada mostrou que alunos iniciantes conduziam o caminhão de forma inadequada, gastando em média 14% a mais de combustível e 19% a mais em tempo gasto por trajeto.
Como a direção econômica funciona?
Na teoria é bem simples. A questão é que um motorista experiente sabe usar corretamente os mecanismos do caminhão. Portanto, a partir da hora que o motorista sabe frear o caminhão do modo correto e na hora certa, acelerar na marcha correta, usar o freio motor e operar o caminhão do jeito certo, independente do tipo de estrada, o caminhoneiro economiza tempo e combustível. Esse simples processo é chamado de direção econômica.
Um ponto muito importante é a prática do caminhoneiro, não só a teoria. É importante que o caminhoneiro faça alguns cursos especializados de direção, onde ele aprende algumas técnicas importantes como:
- Não frear e não acelerar sem necessidade;
- Pular marchas quando for possível;
- Não acelerar enquanto está trocando de marcha;
- Fazer a manutenção constante dos pneus;
- Aproveitar a inércia do caminhão acelerando de forma gradual.
Seguindo estas e outras técnicas de direção, você garante um melhor funcionamento do motor e por conseqüência disso; economia de combustível.
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa página do Facebook.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – SOS Baú | www.sosbau.com.br