Reading time: 2 minutes
O caminhão, de uma maneira geral, por toda a questão de tamanho, já é um veículo bem mais difícil de conduzir do que qualquer outro. Quando falamos em uma direção de caminhão mais pesada, as coisas tendem a ficar ainda mais difíceis.
Por isso, separamos algumas orientações para facilitar a sua condução, com uma direção de caminhão mais leve. Fique atento às dicas e procure implantá-las no seu veículo.
4 Dicas de como deixar a direção de caminhão mais fácil
1.Nível dos óleos lubrificantes
Primeiramente, é importante que o motorista esteja de olho na situação do óleo da direção de caminhão, atentando-se para a questão do nível do lubrificante e também para que não haja contaminação.
Verifique a condição do reservatório, localizado próximo ao motor.
Basicamente, para que tudo esteja dentro dos conformes, é preciso que o lubrificante esteja entre os níveis mínimos e máximos, nunca mais e nem menos.
2.Verifique se há vazamentos
Quando o nível do óleo estiver abaixo do indicado, além da direção ficar mais pesada, você também ouvirá um rangido. Por isso, é importante que você fique atento a isso. Basta encher com o mínimo de fluído que for indicado pela montadora.
Também é importante, para tentar entender o motivo de o óleo estar reduzido, dar uma verificada se não há vazamentos. Não é incomum o escape de óleo pelo reservatório, pela bomba ou mesmo pela caixa de direção.
3.Verifique se há excessos
Quando o nível do óleo estiver acima, pode ser que a direção de caminhão fique mais pesada para um dos lados.
A questão é a seguinte: pelo grande nível de óleo, pode ser que sobre pouco espaço para que ele possa trabalhar no sistema. Isso dificulta a movimentação da direção de caminhão, em geral, para apenas um dos lados.
A providência? Verificar a quantidade de óleo e, se necessário, procurar ajuda especializada para remover o excesso.
4.Trocar o óleo
Nem sempre o problema está na quantidade de óleo. Em alguns momentos, pode ser que a direção esteja mais pesada pela necessidade de troca e não pela quantidade de fluido.
Essa necessidade pode acontecer ou porque o veículo já rodou demais ou por motivos de contaminação do óleo – em geral, por água, poeira ou qualquer outra substância estranha.
Essa situação, além de complicar o funcionamento do volante, também pode danificar algumas peças do veículo. Portanto, tenha muito cuidado.
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa página do Facebook.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – SOS Baú | www.sosbau.com.br